CAFÉ: Produtor guarda receita de café de qualidade escrita por avô em fazenda centenária

por | out 25, 2022 | Café, Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

HISTÓRIA DE PRODUTOR !

Você sabe o segredo para produzir um café de qualidade? No Sul de Minas, uma família de produtores rurais guarda esse segredo a sete chaves. A Fazenda Bela Vista é centenária na produção de cafés, o casarão do ano de 1923, guarda muitas memórias das mais variadas gerações da família Reis. A cafeicultura entre eles, foi uma herança de família e que fez com que a cultura chegasse até a quarta geração e produtores.

E chegar tão longe demandou dedicação, amor e persistência com o café. O produtor Antônio Lima Reis Junior relata a trajetória da família.  “Meu avô Aristides Reis foi o fundador dessa fazenda, e sempre gostou muito de café. Ele era um produtor tradicional, e depois vieram meus pais que tinham a cafeicultura na veia. Agora estou junto com a minha irmã Isabela, e a nova geração que vem entrando. Minha filha Julia, e meus sobrinhos. Nós amamos muito mexer com o café, tá no nosso sangue”. E tanto carinho e dedicação, só podia resultar em destaque não é mesmo?! A família teve oito cafés finalistas no 30º Concurso de Cafés de qualidade da Minasul.

A irmã de Antonio, Isabela Lima Reis, destaca que a paixão pela cafeicultura desde a infância. “O café é a minha vida, a nossa vida. É aonde eu aprendi a trabalhar e trazer o sustento da minha família e carrego a nossa história de cem anos. No café tiro tudo de bom, o amor pela família, amor pelo próximo”.

Como produzir um café de qualidade?

A família produz a mil metros de altitude, no município de Nepomuceno. As variedades são Bourbon Amarelo, Catucaí, Arara, Catuaí Vermelho e Amarelo e ainda Mundo Novo.  Mas você deve estar se perguntando qual o segredo dessa produção, para ser premiada todos os anos, e ter tantos lotes indicados assim em um mesmo concurso não?!

Bom, a família revelou que tem sim um segredo e que foi deixado pelo patriarca.  “Meu avô, na época que ninguém tinha tecnologia, ele raspava aquela gordura do mato e adubava os pés de café, isso na década de 40. Nós temos a tradição da tecnologia, mas para fazer café de qualidade, persistimos sempre em fazer o bem feito. Nós temos um cofre na fazenda, que tinha muitos documentos antigos, um dia encontrei uma carta, que tinha uma receita escrita pelo meu avô.  “Receita de como fazer um café de qualidade”.

A receita é guardada pela família com carinho e dentro do cofre deixado pelo patriarca. E ai, você tem sua receita de como produzir um café de qualidade?

Leia também