CAFÉ: Mais chuva de granizo e baixo pegamento das lavouras no Sul de Minas

por | out 25, 2022 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

A chuva de granizo voltou a ser um problema no Sul de Minas. Pela segunda vez a região foi atingida por granizo. Dessa vez a ocorrência foi nos seguintes municípios: Silvanópolis, Turvolândia, Alterosa e Rio Claro.

Produtores de Turvolândia e Alterosa relataram perda no café. No Sitio Santa Luzia, em Turvolândia, uma lavoura de 24 anos, ficou completamente coberta por gelo na tarde de segunda-feira 24. Os produtores agora, estudam o manejo para tentar salvar o que restou da lavoura.  “Pegou chuva de pedra em toda parte, porém algumas áreas foram destruídas”, relata os caseiros.

A fundação Procafé que percorreu várias cidades durante a primeira chuva de granizo que atingiu muitas lavouras no início do mês, voltou a comentar a respeito do assunto. O pesquisador Alisson Fagundes, destacou que essa segunda chuva, foi menor em comparação com a primeira. E segundo ele, a grande preocupação com a safra 23, está no baixo pegamento das lavouras.  “Um problema novo que estamos identificando na safra 2023, é o baixo pegamento da florada que está ocorrendo nas lavouras de sequeiro e de carga média. Esse é o grande problema da safra 2023”.

O Sul de Minas já teve duas floradas intensas, no entanto questões climáticas tem prejudicado o pegamento de muitas lavouras. O pesquisador destaca que ainda não há uma previsão certa sobre a safra seguinte, mas a preocupação é real no setor. “Não podemos afirmar que essas questões contribuíram para uma safra menor no ano que vem, mas levanta uma certa preocupação no setor”, finaliza.

Leia também