Café Conilon apresenta atraso na colheita

por | jun 1, 2022

cafe2

Brasil já colheu 8,5 milhões de sacas de café mas os trabalhos seguem atrasados para o café Conilon

vt cafe e1654094922595
Foto: Play no Agro

 

A colheita da safra brasileira de café 2022/23 já começou e mesmo com o bom andamento dos trabalhos no campo, registrado nas últimas semanas, a colheita do café Conilon segue atrasada. E a falta de mão de obra pode ser um dos motivo. De acordo com Archimedes Coli Neto, presidente do Centro do Comércio de Café de Minas Gerais, os produtores rurais estão com dificuldades.  “Os produtores tem encontrado dificuldade para conseguir trabalhadores disponíveis neste período.” Outro aspecto que contribui com atraso da colheita é a maturação mais lenta dos grãos por conta de excesso de umidade nos estágios finais do desenvolvimento das lavouras. Com isso, o produtor está atento para o tempo correto de colher o café e o cuidado com a entrada de maquinários nos cafezais, que podem prejudicar os grãos e ocasionar perdas.

archimedes
Foto: Play no Agro

Segundo o último levantamento feito pela Safras e Mercado, até o último dia 24 de maio, o Brasil colheu cerca de 8,05 milhões de sacas de café. O que significa 13% da safra de 2022/23 que tem estimativa de 61,10 milhões de sacas.

Os trabalhos estão abaixo se comparado com o mesmo período do ano passado, quando o produtor havia colhido 17% da safra e abaixo da média dos últimos 5 anos para o período, que também gira em torno de 17% da produção.