Café: chuvas favorecem desenvolvimento homogêneo

por | fev 6, 2025

A safra de café no Brasil segue seu curso, e o fator climático será determinante para a qualidade dos grãos colhidos em 2025. Estamos na fase de transição entre a expansão rápida e a granação. De acordo com o pesquisador da Fundação Procafé, André Moraes, esse é um período crítico para o desenvolvimento final do fruto.

A granação, que tem início aproximadamente 100 dias após a florada principal, começou recentemente e continuará pelos próximos dois meses. “A principal florada na região ocorreu em 20 de outubro de 2024. Com isso, a granação está no começo e seguirá até março. Se tivermos veranicos longos nesse período, o enchimento dos grãos poderá ser comprometido”, explica Moraes.

Apesar desse alerta, há fatores positivos para a qualidade da safra. A peneira dos grãos – fator que influencia diretamente na classificação e no valor do café – já está consolidada. “A peneira será boa, pois foi definida na fase de expansão dos frutos, e as chuvas nesse período foram muito satisfatórias”, destaca o pesquisador.

Além disso, o volume de chuvas em janeiro foi considerado adequado, mantendo-se próximo à média histórica e bem distribuído ao longo do mês. A uniformidade no desenvolvimento dos frutos também é um ponto a favor da qualidade. “No geral, não tivemos muitas floradas espaçadas, o que favorece um desenvolvimento homogêneo do café e, consequentemente, melhora a qualidade final”, afirma Moraes.

Leia também:

Preço do café bate mais um recorde e pode aumentar

Café: alta nas cotações compensa queda na produtividade? 
Mês de fevereiro deve ser de chuvas recorrentes no café 

Mesmo sendo uma safra com volume menor em comparação a ciclos anteriores, as perspectivas para a qualidade são promissoras. O comportamento climático nos próximos meses será o fator chave para consolidar essa expectativa e garantir uma safra de excelência para os cafeicultores brasileiros.