CAFÉ: Altas temperaturas podem prejudicar desenvolvimento da lavoura

por | set 19, 2023 | Agropecuária Destaques, Café, Mercado, Mercado Destaque, Sem categoria | 0 Comentários

A florada já surgiu em todas as regiões produtoras de café, tanto em Minas Gerais, como em outros estados. E esse é um momento de expectativa para os produtores, que precisam de boas chuvas para o pegamento da florada, iniciando um novo ciclo.

No entanto, essas preocupações aumentam com as previsões climáticas para a segunda quinzena de setembro e início de outubro. Segundo a Rural Clima, o grande problema da florada este ano deve ser as temperaturas elevadas. As próximas semanas devem ser com temperaturas acima de 35ºC em muitas dessas regiões produtoras, o que pode prejudicar muito o pegamento. “E não há previsão de muitas chuvas, tivemos algumas chuvas, mas só vai voltar a chover bem no Sul de Minas e demais regiões na última semana de setembro”, ressalta o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio.

Nesse momento, as temperaturas altas podem afetar o pegamento, e as plantas vão depender mais de boas condições nutricionais e fisiológicas. “Teremos essas chuvas na última semana de setembro em todas as áreas de café, MG, ES, SP e RO e depois em outubro teremos chuvas irregulares. Então temos uma condição delicada para o pegamento do café, podemos ter um pegamento abaixo da média nessa temporada”.

El Niño

Com relação ao fenômeno El Niño, o agrometeorologista aponta que o Brasil ainda não está sob influência de um El Niño clássico. O que deve marcar realmente a ação do fenômeno nesta temporada são as altas temperaturas. “Ou seja, é um ano de temperaturas muito altas, chuvas mais concentradas no Sul, e irregularidades na região Central e no Norte”, destaca Marco Antonio.

Leia também