As temperaturas continuam altas em Minas Gerais. Segundo os dados do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologista, de um modo geral o volume de chuvas ficou a quem do esperado. Comumente as temperaturas nessa época do ano, no estado, são mais amenas. No entanto, o cenário tem sido completamente o oposto, principalmente nas regiões cafeeiras.
Associadas ao fenômeno El Niño, as altas temperaturas é resultado de um bloqueio atmosférico sobre a faixa central do Brasil. “Esse movimento impediu que as frentes frias avançassem sobre a região e levassem as chuvas”, explicou o meteorologista Marco Antonio.
A ausência das chuvas fomentou um bolsão de ar seco e quente, impulsionando temperaturas extremamente altas nessa época. “Precisamos destacar que esse bloqueio já está se enfraquecendo e a previsão é que na próxima semana, as temperaturas voltem ao normal para essa época do ano”, enfatizou.
E em relação ao mês de junho, a previsão é que a primeira quinzena seja marcada pelo tempo seco e sem chuvas, porém, com temperaturas amenas ao longo de todo ciclo da colheita de café.
