Brasil realiza segunda reexportação de fertilizantes em setembro

por | out 25, 2022 | Agropecuária Destaques, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

O Brasil voltou a reexportar fertilizantes. Desta vez foram reexportados 23,4 mil toneladas no Porto de Ponta do Félix. A operação surgiu em decorrência do grande volume de fertilizantes que foi importado pelo Brasil, a fim de garantir a safra de 2022.

Essa é a segunda vez que o Brasil reexporta fertilizantes. A primeira operação ocorreu em setembro, quando 17 mil toneladas de insumos foi reexportada com destino aos Estados Unidos.

A reexportação dessa vez foi enviada para Turquia. A carga que veio da Jordânia, teve como destino a reexportação por uma questão estratégica, após o registro nos preços nas últimas semanas, em especial do Fosforo e Potássio.

As duas operações já realizada pelo Brasil, somam 40,4 mil toneladas na reexportação para outros países.  A guerra entre Rússia e Ucrânia, foi o principal fator que fez com que muitos produtores antecipassem as compras, o que levou o Brasil a importar um volume recorde este ano. O Brasil importa 85% dos fertilizantes usados nas lavouras e segundo o Porto de Paranaguá e Atonina, somente no mês de setembro, foram 580.603 mil toneladas de fertilizantes movimentadas.

Leia também