Bovinos: Receita de exportações é 7% menor em comparação com 2022 em janeiro

por | jan 25, 2023 | Agropecuária Destaques, Boi gordo, Carnes, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

A pecuária brasileira começou 2023 com a receita das exportações de carne bovina 7% menor em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda está associada ao crescimento da oferta no mercado brasileiro, conforme ressalta o analista de mercado, Fernando Iglesias. Segundo ele, a pecuária brasileira investiu muito nos últimos anos e agora tem um aumento de capacidade produtiva desde o ano passado.

“Há um volume maior de animais sendo abatidos, há um volume maior de oferta, os frigoríficos estão com escala de abate mais apertadas e os preços vão caindo. Além disso, nós temos uma questão envolvendo a demanda. A demanda interna está deprimida nesse momento, e é normal, estamos falando de um período em que as pessoas estão descapitalizadas e a demanda por proteína de origem animal é deprimida nesse período”.

Ainda segundo o analista, é normal e compreensível que o cenário determine o ritmo e o tom de preços. Aliado a esse cenário, existe também a redução no preço pago pela tonelada da carne bovina brasileira. “Tivemos uma redução nos preços da tonelada pago pela carne bovina brasileira no mercado internacional que já vem desde do final do ano passado pra cá e, agora isso vem sendo traduzido num resultado de receitas menores em comparação com o ano passado”.

 

 

 

Leia também