O mês de abril traz previsões de clima mais ameno para as áreas cafeeiras e para as demais regiões produtoras do Brasil, de acordo com a agrometeorologista da Rural Clima, Ludmila Camparotto. Para o setor cafeeiro, em especial nas regiões do Sudeste, as condições climáticas deverão ser favoráveis, sem grandes riscos de fenômenos climáticos extremos.
“Em relação às áreas cafeeiras, principalmente falando aqui do Sudeste, a gente tem chuvas ao longo dessa primeira semana, talvez segunda semana de abril, depois já é a tendência das chuvas irem cortando.” Ludmila destaca que, ao contrário do ano passado, em que o outono e o inverno foram bastante secos, a previsão para este ano é que o inverno seja um pouco mais úmido, com chuvas esparsas no período. Esse cenário pode beneficiar tanto o desenvolvimento das lavouras quanto a colheita do café.
“Acho que o grande ponto é que a gente não deve ter um outono inverno tão seco quanto o ano passado. Esse ano é capaz de a gente, durante o inverno, ter algumas chuvinhas ali.” A previsão é que as temperaturas registrem uma queda ao longo de abril, com algumas ocorrências de frio, mas “nada de frio intenso que possa trazer alguma preocupação aos produtores.”
Leia também:
Veranico desafia a safra de café 2025/2026 e acende alerta no setor
Sobre a quantidade de chuvas, a especialista reforça que, no mês de abril, os volumes não serão significativos, com a redução das precipitações já no final da segunda semana. “Temos chuvas na primeira, talvez segunda semana, depois já começa a diminuir bem as condições para chuvas.” Portanto, o cenário é positivo para a colheita do café, que deve ocorrer sem maiores dificuldades.
Ludmila também aborda as condições climáticas em outras áreas agrícolas. No Sul do Brasil, há previsão de chuvas regulares, com uma leve queda nas temperaturas, mas sem o risco de geadas. Já no Matopiba, o tempo estará mais aberto, com chuvas previstas para o final de semana, mas sem grandes impactos na colheita da soja.
“Dentro do mês de abril, a gente ainda tem uma condição para chuvas abaixo da média em grande parte das áreas produtoras”. A previsão é de chuvas ligeiramente abaixo da média para a maior parte do Brasil, com exceção da região litorânea do Rio Grande do Sul, que pode registrar volumes mais elevados de precipitação. Porém, a meteorologista tranquiliza os produtores, afirmando que as condições climáticas serão mais amenas do que as do ano passado, que trouxeram inundações em maio.
Em resumo, abril será um mês de chuvas mais moderadas e temperaturas amenas para o Brasil, com destaque para a valorização das condições ideais para a colheita do café e o desenvolvimento das lavouras, sem o risco de fenômenos climáticos extremos.
 
			  
 
									 
									 
									