O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, deve chegar ao poder com uma série de desafios no que diz respeito ao agronegócio. Alguns pontos importantes devem impactar o setor com a eleição do novo presidente. Dentre essas questões, estão as chamadas invasões de terra feitas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. Visto que o presidente junto ao Partido dos Trabalhadores – PT, possui histórico de terem marchado ao lado do MST- grupo que ao longo de alguns anos, marcou a invasão e depredação de fazendas em muitas regiões.
Além dessa questão outras pontuais chamam atenção nesse momento, como os investimentos da cadeia agrícola. A eleição do novo presidente em um primeiro momento deve ocasionar uma certa pausa nos investimentos do setor, a fim de ser entender quais serão as posições do governo em relação ao agro brasileiro, isso na visão de especialistas do mercado.
E a reconstrução de estoques, também é uma questão apontada como um motivo de preocupação, onde uma estratégia de estoque interno, poderia se tornar uma um problema e atrapalhar o setor. No entanto, a situação não deve ser uma questão real, já que além do parlamento, o espaço de armazenamento de estoques da Conab, não comportam mais de 2 mi de toneladas.
Os especialistas do setor também apontaram preocupação em relação ao fato do novo presidente defender uma agricultura mais orgânica, com menor uso de defensivos agrícolas. E isso segundo especialistas, levanta uma preocupação quanto à aprovação de novos defensivos.
E algumas pautas a bancada do agro deve tentar aprovar ainda este ano, tratadas como urgência, essas pautas impactam diretamente o desenvolvimento da produção brasileira, são elas:
➡Mudanças em regras de aprovação e comercialização de pesticidas
➡Regularização fundiária
➡Licenciamento ambiental
➡Marco legal dos fertilizantes
➡Atualização do Código Florestal
➡Marco Temporal

Nomes que podem assumir o Ministério da Agricultura
O governo Lula chega com rumores de alguns nomes ligados ao agronegócio para assumir a pasta da agricultura. Entre eles o Senador Carlos Fávaro, que aparece entre um dos principais nomes cotados para o cargo, segundo rumores de especialista da área. Outro nome que também surge entre as especulações, é do empresário do setor agrícola, Carlos Ernesto Augustin, que também estaria entre os principais nomes citados para o ministério.
O empresário, ex-ministro da agricultura e também Deputado Federal, Neri Geller, também estaria entre os nomes que podem assumir a pasta da agricultura, além dele, esse cenário também traz a ex-ministra da agricultura e ex- deputada federal, Kátia Abreu. A senadora Simone Tebet também teve seu nome entre as especulações.
