Colheita de Soja em MS: Avanço e reflexos no preço

por | fev 19, 2025

A colheita da soja 2024/2025 em Mato Grosso do Sul já alcançou 28,7% da área total cultivada, mas o cenário climático tem gerado preocupações. De acordo com dados do Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, a região Sul do estado é a mais adiantada, com 28,7% da área já colhida, seguida pela região Centro, com 24,4%, e pela região Norte, com 9,4%. No entanto, esse avanço não é suficiente para mitigar os efeitos do estresse hídrico, que afeta cerca de 45% da área plantada — aproximadamente 2 milhões de hectares.

Diante desse cenário desafiador em Mato Grosso do Sul, a expectativa em relação aos preços também tem gerado movimentações no mercado. Pesquisadores do Cepea sugerem que muitos consumidores estão adiando compras em grande volume, acreditando em uma possível redução nos preços da soja nos próximos meses, com base na projeção de uma safra recorde no Brasil.

Entretanto, o Cepea destaca que o cenário global também influencia essas previsões. Na Argentina e no Paraguai, países importantes para a produção de soja, a colheita tem apresentado números abaixo das expectativas. O déficit hídrico afetou o desenvolvimento das lavouras nessas regiões, o que levou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a revisar para baixo sua estimativa de produção mundial de soja para a safra 2024/2025. A nova previsão é de 420,76 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 0,8% em relação ao relatório anterior.