A Fundecitrus deu início ao envio de alertas de risco de ocorrência da podridão floral (conhecida como estrelinha) para citricultores. As mensagens, que informam o risco diário de ocorrência da doença—classificados como moderado, alto ou extremo—, são enviadas via WhatsApp para aqueles que já estão cadastrados nos grupos do Fundecitrus. Esses alertas utilizam dados de mais de 200 estações meteorológicas espalhadas pelas diferentes regiões do parque citrícola. Citricultores também podem optar por receber os alertas por e-mail, realizando um cadastro direto no sistema de previsão.

Para os produtores que ainda não recebem os alertas, é possível solicitar o cadastro. “Os alertas de ocorrência da doença chegam junto com a previsão de chuvas para nosso cinturão citrícola. Essas informações são fundamentais, pois ajudam os citricultores a otimizar as aplicações e evitar que a doença cause a queda dos frutos jovens, o que impacta diretamente na produção. Quando as chuvas ocorrem durante a florada, os alertas podem indicar um risco alto ou até extremo, muitas vezes associados a perdas significativas de produção”, destaca o pesquisador do Fundecitrus, Geraldo Silva Júnior.
O uso dessa ferramenta permite que os citricultores reduzam o número de aplicações em até 75%, focando o controle nos momentos mais críticos e resultando em economia de produtos, água e combustível.
Como se cadastrar
Para se cadastrar e começar a receber as mensagens de alerta, o citricultor pode entrar em contato com o agrônomo do Fundecitrus de sua região, ligar para o 0800-110-2155 ou enviar uma mensagem para o WhatsApp (16) 9 9629-2471. O produtor também pode solicitar acesso ao sistema de previsão da podridão floral gratuitamente, caso queira obter informações mais detalhadas sobre os riscos e o clima nas áreas onde as estações meteorológicas estão instaladas.
