Novas áreas de instabilidade associadas a uma frente fria estão avançando em algumas regiões do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, onde a situação climática continua complicada.
Segundo Bruna Peron, agrometeorologista da Rural Clima, o estado gaúcho enfrentará chuvas volumosas e intensas, podendo também afetar Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul com chuvas significativas. Em outras regiões, como São Paulo, as chuvas podem ocorrer de forma irregular, especialmente durante o final de semana.
Chuvas também são esperadas na faixa leste do Nordeste, com risco de temporais, e volumes consideráveis no extremo norte do Brasil. “Devido à zona de convergência intertropical, mesmo estando mais afastada nas regiões mais ao norte, ainda há risco de condições de chuva, principalmente para a faixa litorânea do norte do Brasil”, explicou Bruna Peron.
Após a passagem da frente fria, a partir de terça-feira, uma massa de ar frio deve derrubar as temperaturas, podendo chegar a 5°C, principalmente em regiões do sul, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e sul do Paraná.
As temperaturas também podem cair em São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais, mas ao contrário de outras regiões, não há previsão de chuva. “Na região central, não há previsão de chuva nos próximos dias. O tempo seco prevalecerá, com amplitudes térmicas, apresentando manhãs amenas como 12º e máximas elevadas, acima de 30ºC em diversas áreas”, finalizou a agrometeorologista.
