Alerta de chuvas no Rio Grande do Sul e queda de temperatura no Centro-Sul do país 

por | maio 10, 2024

O Estado do Rio Grande do Sul continua em alerta devido às previsões de chuvas e ao risco de inundações com um grande acumulado de chuva. Ao contrário de grande parte do país, que deve continuar com o tempo aberto.

Segundo Ludmila Camparotto, agrometeorologista da Rural Clima, os próximos quatro dias serão de chuvas volumosas e frequentes, principalmente no centro-norte e nordeste do estado gaúcho, o que deve agravar ainda mais a situação. Os acumulados superam 250 milímetros ao longo de toda a semana.

Além disso, uma massa de ar frio deve avançar e derrubar as temperaturas nas próximas semanas. Mas isso não deve impactar as regiões produtoras. “Não há expectativa de geadas em áreas produtoras, mas principalmente nas áreas serranas as temperaturas ficarão bastante baixas”, disse Ludmila.

Também há probabilidade de chuvas para a próxima semana na região de Santa Catarina e Paraná, e esse sistema pode ainda provocar chuvas no sul de São Paulo. Já na região norte, as chuvas são previstas em áreas que estão semeando soja, como Amapá e Roraima, nos próximos dias.

Na faixa central, o tempo segue aberto, mas com tendência de queda de temperatura na região centro-sul do país.