O plantio de soja da safra 2023/24 está atrasado no Centro-Oeste brasileiro devido ao fenômeno El Ninõ. De acordo com a Consultoria na Comercialização de Grãos e Gestão de Risco Terra Agronegócio, a baixa quantidade de chuva nos meses de outubro e novembro em todo o Brasil central impactou a emergência da soja e seu desenvolvimento inicial. Porém, ainda é cedo para saber o quanto isso vai impactar na produção.
O replantio também é uma necessidade, que acaba aumentando os custos para o produtor, segundo aponta a Terra Agronegócio. Mas, ainda sim, espera-se aumento de área em relação ao ano passado. “O não plantar, em grande parte das vezes, não é uma opção para o produtor rural. Os custos da área já existem, custos de insumos já adquiridos e custos fixos, por isso existe a necessidade de plantar”, disse o apontamento da Consultoria.

Outra questão é a perda de plantio da janela do milho que deve ficar prejudicada, já que é justamente nessas áreas que atrasaram o plantio da soja ou tiveram replantio, prejudicando então as vendas de insumos para o milho que estão lentas devido a incerteza do produtor em plantar.
Por causa deste atraso, os preços da soja e milho, que são formados pelo preço na Bolsa de Chicago, o dólar, e prêmio, deverão seguir conforme o clima do Brasil. Ainda segundo a Terra Agronegócio, a tendência é que as chuvas sejam mais regulares daqui para frente, e se isso acontecer e gerar uma boa recuperação da soja que sofreu com falta de chuva em seu estágio inicial, poderá levar os preços abaixo de 13 – 12,70 bushels point. Além disso, o produtor americano está decidindo agora que cultura semear e caso seja confirmada a perda de área para soja, os preços serão maiores para o milho.
Já em relação aos prêmios, que é o quanto estão pagando acima ou abaixo de Chicago em pontos por bushel, na última safra foram extremamente negativos principalmente pela quantidade de oferta, mas para esta safra, devemos ver prêmios melhores em decorrência do possível atraso que deve ocorrer na chegada do grão ocasionado pelo atraso no plantio da soja.
