O Brasil segue liderando o mercado global da carne de frango. E um surto de influenza aviária, na Ásia e em outros países, reforça essa liderança, já que não há nenhum registro da doença nas granjas brasileiras. O consultor de mercado, Fernando Iglesias, explica que a situação do Brasil nesse cenário é confortável e este ano, estima-se cerca de 9,7 toneladas de exportação do setor, com um grande volume de arrecadação.
“Quero destacar aqui o crescimento dessa arrecadação. Os volumes arrecadados na exportação da carne de frango, são simplesmente espetaculares. O Brasil vai muito bem nesse segmento, é líder global. Tivemos mais um caso de influenza aviária altamente patogênica nos Estados Unidos essa semana, no estado de Nevada, e isso já é um indicativo que o Brasil segue ganhando terreno nesse cenário”.
Precisamos lembrar que os Estados Unidos é um grande concorrente do Brasil nesse segmento, mas além dele, a União Européia também atravessa por um grande problema sanitário em relação a gripe aviária, o continente está tomado pela doença. A Ásia também atravessa por um surto da doença, inclusive com relatos de contaminação sem seres humanos. “Precisamos lembrar que a influenza aviária é uma doença que também atinge seres humanos. Por isso existe uma preocupação muito grande do ponto de vista sanitário, quando uma granja comercial é contaminada. O protocolo exige o sacrifício dessa granja inteira. O que temos observado é o Brasil na liderança global sem nenhum caso de influenza e tem a de manter assim”.
