Laranja: safra 2022 é projetada em 317 milhões de caixas

por | jun 6, 2022

black plastic fruit boxes full of oranges by orang 2021 08 29 23 35 26 utc scaled

A safra da laranja 2022 foi projetada em 317 milhões de caixas, um número 20,5% maior que a safra anterior, mas ainda dentro da média das últimas dez safras. Destaque para o número de quedas, que este ano se mostrou menor. Em 2021 o Brasil teve segundo ano consecutivo de safra baixa e com um número de queda superior ao que foi registrado este ano.

red plastic fruit boxes full of oranges by orange 2021 08 29 23 35 26 utc 1024x683

“O ano passado os pomares foram muito castigados pela seca. As laranjas do ano passado não cresceram, ficaram muito miúdas com 143 gramas somente e a taxa de queda foi uma das mais altas com quase 22%. A safra deste ano já iniciou bem melhor desde outubro no ano passado com o florescimento dos pomares. As chuvas voltaram em outubro e ficaram bem distribuídas ao longo dos meses. Com isso teremos frutos maiores até o final da colheita, em torno de 158 gramas por fruto”, explica Vinicius Trombin, Coordenador de Pesquisa de safra da Fundecitrus.

E ainda em comparação com o ano passado, a safra deste ano tem uma concentração maior de frutos de primeira florada, o que deve levar ao mercado frutos com mais qualidade.  “O que muda este ano é que teremos frutos melhores. Teremos 28% de frutos de primeira florada e 58% de frutos de segunda florada. Normalmente elas são colhidas juntas e em uma época que não temos chuvas”.

A questão climática no ano passado, teve total influência na qualidade dos frutos entregados. Para este ano, o especialista de mercado, espera uma situação melhor, com chuvas abaixo da média mas sem escassez como no ano passado. “Temos a expectativa de menos chuvas, porém chuvas a partir da primavera, o que nos permitirá alcançar frutos maiores e ainda melhores. Precisamos de pelo menos chuvas abaixo da média, sem escassez”, completa.