Leite: preço pago ao produtor registra nova alta

por | abr 1, 2024 | Agropecuária Destaques, Leite, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

A cadeia leiteira registrou mais uma alta no preço pago ao produtor. A alta de 3,8% em fevereiro, resultou no litro do leite em R$2,23 na média nacional, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o valor é 21,6% menor em termos reais.

De acordo com o levantamento do Cepea, a alta tem relação direta com a menor produção em campo e uma disputa acirrada entre laticínios e cooperativas por mais fornecedores.

E falando justamente sobre os fornecedores da cadeia, o índice de captação leiteira, também levantado pelo Cepea, mostrou uma queda de 3,35% entre os meses de janeiro e fevereiro. Acumulando uma queda de 5,2% no primeiro bimestre do ano, a queda na oferta é explicada por fatores climáticos e margens espremidas dos pecuaristas, que tem resultado em uma grande redução de investimentos.

Consumo e importações podem limitar essa tendência de alta no preço do leite cru, nos próximos meses. Ainda de acordo com levantamento do Cepea, o consumo de derivados na ponta final da cadeia seguiu instável em fevereiro, apresentando muita sensibilidade ao aumento dos preços.

Nesse sentido, os laticínios têm tido dificuldades em repassar a valorização da matéria-prima na negociação com os canais de distribuição. Ao mesmo tempo, as importações de lácteos, ainda que tenham apresentado queda nos últimos dois meses, continuam somando volumes expressivos, pressionando as cotações no mercado doméstico.

Leia também