A Conab – Companhia Nacional de Abastecimento divulgou nessa semana uma nova estimativa da produção brasileira de grãos. A nova estimativa do órgão é de 271,447 milhões de toneladas, um acréscimo de 6,2% em comparação com o que foi colhido em 2020/21.
Ainda de acordo com o levantamento a colheita da safrinha deve chegar a 87,4 milhões de toneladas nesta temporada. E essa colheita inclusive avançou em muitas regiões produtoras e já ultrapassou os 79% no total de área plantada este ano a nível nacional. E segundo a Conab, se confirmado esse volume na safrinha, essa será a maior produção registrada no Brasil do cereal. Precisamos destacar que em comparação com o ano passado, marcado por muitas perdas no setor por ocorrências climáticas e pragas, a safra deste ano teve um aumento de 44%.
A Conab também destacou o algodão e a colheita da fibra já chegou a 67% no total de área cultivada em nível nacional. As boas condições climáticas tem permitido esse avanço. A safra teve problemas com o clima que afetou a produtividade em algumas áreas. O estresse hídrico atingiu muitas lavouras, mas por outro lado também colaborou para uma boa qualidade do produtor final que está sendo entregue. O levantamento da Conab estima uma colheita de 2,74 milhões de toneladas da pluma do algodão, 16% superior à safra passada.
