Produção de leite no Brasil chega a 34 bilhões de litros por ano

por | jun 1, 2022

leite 02

No dia mundial do leite, destaque para minas Gerais que lidera produção nacional

milk mixing at the cheese manufacturing 2021 12 09 02 08 47 utc scaled

Dia mundial do leite e o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking entre os países com maior produção mundial. Em primeiro lugar está Estados Unidos, logo depois vem a Índia e a China permanecendo em terceiro lugar. Com mais de 34 bilhões de litros de leite por ano, 98% da produção se concentra nos municípios brasileiros. A maior parte está nas pequenas e médias propriedades. Hoje o setor emprega mais de 4 milhões de pessoas, além de ter grande importância econômica e social para o país.

Com mais de 1 milhão de propriedades produtoras de leite, as projeções do agronegócio da Secretaria de Política Agrícola para o Brasil estimam que, para 2030, irão permanecer os produtores mais eficientes, que se adaptarem à nova realidade de adoção de tecnologias, melhorias na gestão e maior eficiência técnica e econômica.

Minas Gerais lidera Ranking nacional da produção de leite

leite 04
Foto: play no Agro

O estado de Minas Gerais lidera o primeiro lugar na produção nacional do país e o Sul de Minas está em destaque por ter grande parte desta produção. Em 2020 o estado produziu 9,7 bilhões de litros de leite. Em três Corações essa produção foi de mais de 56 milhões de litros. O município mineiro ocupa o 2º lugar no ranking da região com produção diária de 200 mil litros de leite.

O investimento em laticínios garante a qualidade do produto e de acordo com o Afonso Borges Júnior, que é produtor rural e veterinário, além de cuidar da nutrição alimentar do animal é fundamental estar atento para o manejo com as vacas. “É preciso ter uma rotina como a hora de fazer os tratos, o horário certo de ordenhar para que seja possível produzir mais leite com menos custos.” Outra técnica que interfere diretamente na produção, segundo o produtor, é o conjunto de genética e o conforto das vacas.

leite 01
Foto: Play no Agro

Apesar da expansão do mercado de laticínios e as dificuldades apresentadas pelo setor principalmente com o alto custo de produção, os produtores passam por momentos desafiadores. Mas a expectativa do Afonso é de poder expandir os negócios. “A intenção é dobrar a produtividade já que a margem de lucro no momento está menor e isso obriga o produtor a fazer maiores investimentos para melhorar os trabalhos e o lucro ser mais vantajoso”.

Para o desenvolvimento dos trabalhos é preciso investir também na fazenda. “Não é apenas aumentar a produtividade é fazer um planejamento da parte estrutural da fazenda e poder receber os animais que entrarão em produção.”