WOC 2023: Brasil em destaque na maior feira mundial do café 

por | jun 24, 2023

O terceiro dia da World of Coffee foi marcado por muita alegria. Isso porque os brasileiros que participaram do evento este ano, tiveram gratas surpresas. Além de poder mostrar mais do cafés brasileiros e de como a nossa produção cresce cada vez mais sustentável, também festejamos a vitória dos brasileiros no Campeonato Mundial de Café. 

O Play no Agro acompanhou a expedição de Luisa Nogueira para a Grécia. Em Atenas ela esteve por dentro de todas as novidades que o evento trouxe esse ano. E dentre tantos assuntos debatidos, o principal sem dúvida, foi a sustentabilidade.  “Estar na WOC é uma oportunidade para entender um pouco mais sobre mercado, conversar com compradores e produtores do mundo inteiro. E também conhecer as principais tendências. Por exemplo, todos estão falando de sustentabilidade e preocupados com as regulamentações da União Europeia. E o interessante é que Brasil pode ser o grande protagonista nesse cenário, se compararmos com os demais países produtores. Nós estamos bem mais avançados nessa questão”, destaca Luisa. 

Como jornalista e como produtora, ela também trouxe sua visão em relação a busca dos compradores desse mercado. “Os compradores buscam sim, os melhores preços. O mercado neste momento está cheio de incertezas com relação a safra e preços, por isso precisamos estar atentos às melhores oportunidades”.

E falando justamente em melhores oportunidades, foi isso que os brasileiros Garam Um e Boram Um fizeram durante o Campeonato Mundial de Café 2023. Os irmãos foram para a final. 

Boram representou o Brasil, na categoria de barismo e ficou em primeiro lugar. 

Já Garam Um, que representou o Brasil na competição de Brewers, ficou com o terceiro lugar. “Está sendo um momento incrível para nós, chegar em uma final, em família é muito especial. São meses de preparação para 15 minutos de apresentação. Eu tinha dez horas de treino por dia, antes de vir pra cá”. 

A feira também serviu para reafirmar o  posicionamento da cafeicultura brasileira cada vez mais forte e engajada nas responsabilidade sócio ambientais.  “Precisamos esclarecer que não são só as exigências da União Europeia, estamos com algo muito avançado no Reino Unido também. E todas essas exigências estão vindo de uma necessidade urgente do que diz respeito a desmatamento e na sequência uma discussão ainda mais profunda, sobre direitos humanos. Mas precisamos entender que o Brasil está bem estruturado, mas os reflexos disso podem ser grandes”, explicou Vanusia Nogueira, diretora executiva da OIC. 

Luisa também participou de momentos importantes de troca de conhecimento e informação com compradores de outros países, como um cupping junto com amigos colombianos. 

O evento também contou com ações que valorizam cada vez mais o café especial, como, o o Coffee Design Awards, que é uma plataforma para mostrar o excelente design em cafés especiais em três categorias de competição: branding, embalagens e espaços. 

E no encerramento a jornalista e cafeicultora, Luísa Nogueira destaca o sentimento e as convicções que a WOC 2023 trouxeram. “O Brasil está cada vez mais ativo e o nosso grande gol vai ser mostrar para o mundo o quanto a nossa produção de café trabalha respeitando os três grandes pilares da sustentabilidade ambiental, social e econômica.  Estou feliz em concluir esse trabalho que vai ajudar a propagar mais informações do setor e mostrar para os nossos produtores as principais tendências”, conclui.