USDA reduz estimativa mundial de soja para safra 2023/24

por | dez 15, 2023

A projeção para a produção global de soja na safra 2023/24 sofreu uma redução em relação à previsão anterior divulgada em novembro. Conforme apontado no relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a estimativa atual é de 398,88 milhões de toneladas, representando uma diminuição em relação ao mês anterior, que era de 400,42 milhões.

No Brasil, a expectativa para a safra de soja em 2023/24 é de 161 milhões de toneladas, indicando uma queda de 2 milhões em comparação com a estimativa anterior, que era de 163 milhões de toneladas. Além disso, desde o dia 30 de novembro, os valores da soja para os contratos com vencimento em janeiro de 2024 vêm apresentando queda na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT).

Segundo Ênio Fernandes, analista e consultor de mercado, essa tendência está relacionada às condições climáticas. No Brasil, a previsão inicial era de um clima quente e seco, o que impulsionou os preços da soja, mas, com a chegada de chuvas, os preços recuaram. O consultor também destaca que o atraso no plantio deve persistir.

“O atraso no plantio continuará, algumas regiões não receberam chuvas e já estamos em dezembro, o que afeta a produtividade. A soja responde ao fotoperiodismo, que é a quantidade de luz que ela recebe, e até o final do ano as horas de luz diminuem”, explicou.