UE pode adiar classificação de risco de desmatamento

por | abr 3, 2024

Recentemente algumas mudanças foram sinalizadas pela União Europeia, quanto a classificação de risco de desmatamento, que deve ser aplicada aos países fornecedores de commodities agrícolas.

A ideia inicial é que a nova legislação entrasse em vigor a partir de dezembro deste ano. Mas as últimas informações dão conta de que a Europa deve dar “mais tempo” aos países para se adequarem. Em um primeiro momento, o bloco deve manter os países em uma régua de risco “padrão”, o que não deve gerar desvantagens competitivas de mercado, para nenhum país.

No Brasil, essa pequena mudança sinalizada, não indica grandes impactos, mas representa menor rigor nas cobranças de análises fiscais sobre o risco de desmatamento, já que todos os fornecedores passam a ter risco padrão. O Ministério da Agricultura e Pecuária, afirmou que não foi notificado sobre qualquer alteração na legislação. No entanto, o movimento é visto como uma flexibilização importante e interessante, pensando em conotações políticas. A nova legislação faz parte do Green Deal, que tem como objetivo zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050. A nova regra proibi a importação de produtos agrícolas que tenham origem de áreas desmatadas.