Superintendente da Cooxupé alerta para escassez de café no Brasil

por | jul 21, 2022

Na última quarta-feira (21), o Superintendente da Cooxupé, maior cooperativa de café do Brasil, Lúcio Dias, participou de um evento com produtores de café no município de Varginha, MG. O especialista faz um alerta para escassez de café no mercado brasileiro. O setor tem passado por um período difícil e de acordo com o Lúcio, este é o momento para os produtores ir em buscar de informações e conhecimento para fechar negócios.

Apesar de 2022 ser um ano de bienalidade alta, a seca e geadas que afetaram lavouras no ano passado tem apresentado resultados negativos em produção.

“A safra de café este ano realmente está aquém do que as pessoas imaginavam. A gente vai ter que dar tempo ao tempo. A constatação realmente é de uma safra baixa.”

E a expectativa é de que falte de café no mercado brasileiro. Isso abre espaço para que os compradores procurem outras praças de vendas o que pode deixar o Brasil em uma posição difícil, como afirma o superintendente. ”Essas são as grandes decisões que precisamos ter. Nós temos uma participação importante no mercado, nós temos clientes pra preservar. Então isso que está acontecendo conosco não é bom.” De acordo com o Lúcio, o produtor está apreensivo para grandes negociações o que pode fazer com que o país perca espaço de vendas. “É preciso cautela para pensar se é bom ou ruim essa não participação do produtor no mercado.”

“Nós estávamos no mercado em ascensão, estávamos dominando cada vez mais o mercado de café e a gente vai perdendo espaço, a gente perde espaço para o café robusta, perde espaço para o café do Vietnâ, para outros países que podem entrar no mercado. Isso pode não ser positivo para o comércio brasileiro.” E confirma que “o produtor rural só consegue tomar boas decisões com bastante informação. O produtor precisa de informação de qualidade pois pode mudar o rumo das coisa e até a vida dele.”