Sul de Minas é ouro em concurso Inter. de azeite

por | jun 27, 2022

olives for olive oil 2021 09 03 18 47 51 utc scaled

Azeites produzidos no Sul de Minas, em Andradas e Poços de Caldas, foram premiados em concursos internacionais no final de abril e maio. Os produtos em questão, levam tecnologias desenvolvidas em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), e têm se consolidado pela qualidade e atraído o mercado consumidor.

O Concurso Mundia de Azeites em Nova York – NYIOOC premiou monovarietais e blends de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Foram premiadas as marcas mineiras: Irarema, de Poços de Caldas (medalha de Ouro – Blend); Monasto, de Maria da Fé (medalha de Ouro – Blend); Origem Trevisan, de Andradas (medalha de Ouro – Blend); e as paulistas: Orfeu, de São Sebastião do Grama (medalhas de ouro – Monovarietal Koroneiki, Monovarietal Picual e Blend).

Ainda no Evo IOOC, foram premiados com medalhas de ouro, os azeites Casa Geraldo (Andradas – MG), Origem Trevisan (Andradas – MG), Monasto (Maria da Fé – MG) e Irarema (Poços de Caldas- MG). As marcas Orfeu e Sabiá receberam medalha de ouro também pelos azeites blend.

Os concursos Mundial de Nova York e Internacional de Azeite de Oliva estão entre os cinco maiores e mais conceituados do mundo para a avaliação do produto. “As premiações coroam as tecnologias desenvolvidas ou adaptadas no campo e na agroindústria para chegarmos ao produto final e o esforço do olivicultor. Cada medalha mostra que estamos no caminho certo”, avalia o engenheiro agrônomo, Pedro Moura, integrante do Programa de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG.

A Empresa, que desde a década de 1970 avalia o cultivo de oliveiras na Região da Serra da Mantiqueira, foi a responsável pela primeira extração de azeite extravirgem no Brasil, em 2008. Ao longo dos anos, as pesquisas se expandiram para atender as diferentes necessidades da cadeia produtiva, da escolha das mudas