O clima brasileiro seguirá marcado por contrastes nos próximos dias, com frio intenso em algumas regiões e calor extremo em outras, aponta o meteorologista Kauan Casarin, da Rural Clima.
Segundo ele, o sistema de prevenção atmosférico ainda atua sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Sul, mantendo mínimas abaixo dos 10°C em várias áreas do Centro-Sul, mesmo enquanto se desloca para o oceano.
“Nos próximos dias, as temperaturas devem se manter baixas na região Sul, podendo cair ainda mais com a entrada de um sistema de alta pressão. No Sudeste, haverá uma elevação gradual, enquanto o Centro-Oeste deve registrar máximas de até 40°C no sul do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul durante o fim de semana”, explica Casarin.
Quanto às chuvas, a previsão indica precipitações concentradas na faixa leste e nordeste do país. A Bahia pode ter pancadas mais intensas, assim como o Maranhão e o norte do Tocantins. No extremo norte do Brasil, as chuvas seguem isoladas. A alta pressão sobre o Sul deve levar a chuvas de fraca intensidade para o leste da região Sul e para o litoral leste do Sudeste entre sexta e sábado.
Para o produtor rural, as condições exigem atenção, tanto no manejo das lavouras quanto no planejamento de irrigação e transporte de produtos, diante das diferenças de temperatura e precipitação pelo país.
