Suínos: setor encerra o ano com volume recorde de exportações em 2023

por | jan 18, 2024 | Agropecuária Destaques, Mercado, Mercado Destaque, Suinocultura | 0 Comentários

A alta demanda do final de ano em 2023, impulsionou os preços do suíno vivo e da carcaça especial suína, que atingiram o quarto mês consecutivo de alta em dezembro.  O balanço mensal do Cepea – Centro Estudos em Economia Avançada, apontou que o quilo do animal posto frigorifico aumento 5,3% em comparação com o mês de novembro.

E o setor fechou o ano de 2023, com volume recorde de exportações, segundo série histórica da Secex. A quantidade embarca pelo Brasil também foi recorde, os dados da Secex mostram que no acumulado anual, o Brasil escoou 1,2 milhão de toneladas de carne suína, o que representa um volume 10,3% acima do verificado no ano anterior, e ainda 8,4% acima do que havia sido registrado pelo Brasil em 2021.

A pesquisa do Cepea também apontou que o poder de compra dos suinocultores, na região paulista, diminuiu frente ao milho, mas avançou em relação ao farelo de soja, do mês de novembro para dezembro.  Isso porque os preços do cereal subiram em maior intensidade que os do animal vivo, enquanto o derivado da oleaginosa se desvalorizou no período. Na região SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba), o suíno foi negociado à média de R$ 6,99/kg em dezembro, aumento de 5,3% frente ao mês anterior.

 

Leia também