Suínos: Poder de compra do suinocultor recua; setor tem recuperação lenta

por | dez 14, 2022 | Agropecuária Destaques, Mercado, Suinocultura | 0 Comentários

O Centro Estudos de Economia Aplicada – Cepea, divulgou o boletim com o balanço da suinocultura no mês de novembro. E segundo o boletim, as exportações brasileiras de carne suína, considerando produtos in-natura e industrializados recuaram no mês de novembro. No entanto, os volumes embarcados ficaram acima dos valores do ano passado.

Os dados da Secretaria de Comércio Exterior – Secex, apontaram 91,8 mil toneladas de suínos foram escoadas, o que representa uma queda de 5,5% em relação ao mês de outubro. Mas vale destacar que o volume é 17,8% maior do que foi exportado em novembro de 2021.

Foi destacado também pelo Cepea, que a quantidade embarcada no mês de novembro, já é a menor dos últimos cinco meses. E segundo a Secex, a receita obtida também caiu, somando R$ 1,2 bilhão em novembro, 2% abaixo da registrada no mês anterior, mas ainda expressivos 28% superior à arrecadada no mesmo mês de 2021.

Relação de troca e insumos

E quando falamos do poder de compra do suinocultor, recuou em comparação com o mês de outubro em novembro. De acordo com o Cepea, o poder de compra do suinocultor paulista, por exemplo, frente ao milho e ao farelo de soja recuou, devido às valorizações destes importantes insumos da atividade. Em novembro, o suíno vivo foi negociado à média de R$ 7,20/kg na região SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba), leve alta de 0,3% em relação à de outubro e 2,8% acima da de novembro de 2021, em termos nominais.

 

Leia também