O segundo semestre apresenta fatores importante que podem melhorar o cenário da suinocultura brasileira. O aumento do auxílio Brasil, a realização da Copa do Mundo e principalmente o aumento da demanda doméstica, deve levar o setor a recuperar um pouco da margem.
O especialista de mercado, Fernando Iglesias, destaca a preocupação com os custos do setor, que nesse semestre deve cair um pouco, mas segue no vermelho. “O mercado de suínos começou firme nesse início de semestre, o que é uma ótima notícia para o setor, o que nos preocupa ainda é a curva de preços para suinocultura, que segue abaixo dos custos”.
A entrada da safrinha recorde de milho nos meses a seguir, também está entre os fatores que deve ajudar o setor recuperar um pouco de margem no mercado. “Os custos da suinocultura devem arrefecer nesse segundo semestre com a entra de uma boa safrinha de milho, aliás, de boa proporção no mercado. Com o potencial de recua desses custos de nutrição, há espaço para melhoramento da margem. Isso não quer dizer que o setor vai trabalhar ainda no positivo, o cenário é muito preocupante e inspira muitos cuidados. Mas de qualquer forma tem de a acontecer uma melhora na rentabilidade média do setor”.
