Soja: Safra 23/24 deve ficar em 155 mi de t. segundo Pátria

por | jul 19, 2023 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques, Milho, Plantio, Soja | 0 Comentários

A agência Pátria Agronegócio trouxe nesta semana suas primeiras estimativas e projeções para a safra brasileira de soja e milho 2023/24.

No que se refere à soja, a agência destacou o aumento de 0,48% na área estimada em comparação com a safra anterior. A área plantada deve ficar em 44,48 milhões de hectares. O levantamento aponta uma produtividade de 3.503 kg por hectare, com dados baseados no crescimento médio dos últimos 10 anos em algumas regiões, como Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A produção total de soja é estimada em 155,8 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 1,6% em relação à safra anterior.

O analista Matheus Pereira, da Pátria Agronegócio, destaca a questão climática como ponto desafiador para essa safra de grãos. “A presença de um forte El Niño nos traz a percepção de desafios. A chegada antecipada das chuvas na área central do país, já em meados de setembro, deve abrir de forma adiantada uma boa janela de plantio, mas traz riscos de chuvas abaixo da média para novembro e dezembro em todo o Centro-Oeste do Brasil, assim como no Norte e Nordeste”, explica Matheus. 

Segundo ele, em relação à soja verão, o Brasil deve ter a menor expansão de área dos últimos 17 anos, enquanto o milho verão é destaque com a maior expansão de área desde 1998/99. “O milho segunda safra teve sua primeira contração total de área desde 2017/18, o que é consequência da dificuldade na geração de receita projetada e potenciais desafios climáticos com o fenômeno El Niño”, ressalta o analista.

Ainda segundo o analista, sem fortes interferências climáticas, as ofertas totais levantadas são suficientes para contrabalançar a demanda em expansão, especialmente no caso do milho, que vem sofrendo aceleração da demanda interna e para exportação com mais intensidade do que a soja.

A estimativa da safra total de milho é de 124,6 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 5,6% em comparação com a safra atual. Já o milho verão é estimado em 29,32 milhões de toneladas, um aumento de 7,2% em relação a este ano.

Leia também