Soja: estimativa de produção é de 13,35 milhões de toneladas

por | dez 13, 2022 | Agropecuária, Agropecuária Destaques, Mercado, Mercado Destaque, Plantio | 0 Comentários

O terceiro levantamento da safra de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, apontou que a produção de soja em Mato Grosso do Sul pode atingir a margem de 13,35 milhões de toneladas. Este número representa um aumento de 49,4% comparado com a safra 2021/22.

O bom desenvolvimento da oleaginosa está relacionado com o fim do vazio sanitário que aconteceu no dia 15 de setembro em um momento propício para o plantio da safra 2022/23. Foi um período onde os produtores encontraram boa umidade do solo, além das precipitações que seguiram frequentes proporcionando bons volumes até o fim de outubro. As condições climáticas permitiram que a produtividade média atingissem a margem de 3.549 kg/ha, isso representa cerca de 41,2 % de recuperação frente ao último ciclo, que foi prejudicado pela interferência climática de dezembro a janeiro de 2021.

Outro aspecto importante a destacar, segundo a Conab é a estimativa de área estadual cultivada com soja que aponta um crescimento de 5,8% em relação à safra passada, atingindo 3,76 milhões de hectares no Mato Grosso do Sul.

Em novembro, foi possível observar redução no volume acumulado, mas a correta distribuição das precipitações manteve disponibilidade hídrica suficiente para o bom desenvolvimento da cultura.

Vale ressaltar que a soja corresponde a mais de 98% dos cultivos de grãos da primeira safra em Mato Grosso do Sul.

Leia também