Soja brasileira será testada na Coreia do Sul

por | jul 25, 2024

A soja brasileira está prestes a entrar no novo mercado da Coreia do Sul. O país, conhecido por seu alto consumo de tofu, queijo vegetal feito a partir do leite de soja, e missô, uma pasta fermentada de grãos, e bebidas à base de soja; receberá grãos brasileiros para testar sua adequação na fabricação desses produtos. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Embrapa Cerrados e a Korea Agro-Trade Center São Paulo.

Serão enviados à Coreia do Sul grãos de soja de cinco cultivares desenvolvidos pela Embrapa. O objetivo é realizar testes de processamento desses alimentos para aprimorar os materiais e desenvolver uma cultivar que atenda especificamente à demanda sul-coreana.

“Essa parceria visa identificar cultivares de soja convencional com genética da Embrapa desenvolvida para cultivo no Cerrado que atendam aos padrões de consumo da população sul-coreana”, explicou Sebastião Pedro, chefe-geral da Embrapa Cerrados. 

Young Jung, diretora da Korea Agro-Trade, explica que a soja é a segunda cultura alimentar mais importante na Coreia do Sul, atrás apenas do arroz. Atualmente, mais de 80% da soja consumida no país vem dos Estados Unidos, com a importação de 180 mil toneladas de soja convencional por ano, a diversificação de fornecedores é crucial para a segurança alimentar do país.