A maioria dos produtores de Rondônia já colheram o café da safra 2022, que também apresenta queda de produção. Assim como outras regiões produtoras do país, o estado também foi atingido por questões climáticas.
Uma forte estiagem acabou prejudicando produtores da região que não possuem sistema de irrigação. O produtor e também Presidente da Caferon – Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia, Juan Travain, explica que em sua propriedade onde tem 100% da lavoura com manejo de irrigação, terá este ano uma queda de 25% na produtividade em comparação com o ano anterior. Ainda de acordo com ele, no estado, a estimativa é de uma queda de 30% na produção em comparação com 2021.
Segundo o produtor alguns fatores além da seca também tem dificultado a produção. “O custo do canéfora também está alto. Hoje nós temos o custo de produção em torno de R$ 600,00 a saca e ela está sendo a cerca de R$ 700,00 ou seja, não está bom. Ainda temos o custo de energia e de insumos que foram os principais aumentos”.
