Produção brasileira de adubos cresce segundo Anda

por | mar 17, 2023 | Agenda Agrícola, Agenda agrícola Destaque, Agropecuária Destaques | 0 Comentários

Desde o início de 2022, com o surgimento da guerra entre Rússia e Ucrânia, a produção de adubos e insumos agrícolas em geral, no Brasil, voltou a ser debatida. Inclusive o governo federal lançou o Plano Nacional de Fertilizantes.

Nesta semana, a Associação Nacional para Difusão de Adubos voltou a falar sobre a produção brasileira de adubos. Segundo o levantamento da Anda, o Brasil teve em 2022, um crescimento de 3,3% na produção de adubos, chegando a 7,4 milhões de toneladas. A associação mostrou os indicadores de várias produções, mas somente a de adubos apresentou crescimento.

Já as importações e entregas tiveram um recuo de quase 10%. As entregas para os produtores brasileiros chegaram a 41 milhões de toneladas. É preciso pontuarmos que historicamente a produção brasileira é baixa comparada ao consumo do país. O setor que tem passado por muitas mudanças, recentemente ganhou mais força e se consolidou bastante nos últimos anos.

Há algumas semanas em um levantamento, o Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes – Sinprifert, apontou que ao menos oito companhias pretendem investir aproximadamente R$21 bilhões em novas fábricas de insumos no Brasil.

A guerra entre Rússia e Ucrânia em 2022, escancarou a fragilidade e dependência dos produtores brasileiros para serem abastecidos. Essa dependência brasileira chega a 90% quando falamos sobre o consumo dos fertilizantes, adubos e insumos gerais adquiridos com as importações.

A produção de matérias-primas sempre foi um desafio grande para o Brasil, em especial para os nitrogenados, levando em conta os custos com energia, além da qualidade dos minerais.

Leia também