Preços de ovos alcançam recorde em janeiro

por | mar 4, 2025

Os preços dos ovos atingiram os maiores valores já registrados desde o início da série histórica do Cepea, considerando as médias mensais. Esse cenário é resultado dos preços diários, que recentemente alcançaram níveis recordes. Quando ajustados pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de janeiro, os valores médios de fevereiro, até o dia 26, estabeleceram novos recordes nas regiões de Mirandópolis/Guararapes (SP) e na Grande Belo Horizonte (MG), onde a série de dados do Cepea teve início em 2013.

No entanto, na segunda quinzena de fevereiro, observou-se uma desaceleração nas vendas ao varejo. Isso se deve ao impacto dos altos preços repassados ao consumidor e ao período do mês, em que o poder aquisitivo da população tende a ser menor. Apesar da queda nas transações comerciais, os estoques da proteína permanecem baixos. Em algumas regiões, as cotações até registraram leve redução na semana passada.

Pesquisadores do Cepea alertam para os impactos da quinta onda de calor prevista para os próximos dias, que pode comprometer a saúde das aves, prejudicando a produção e a qualidade dos ovos, especialmente a resistência das cascas. Já foram registrados aumentos na mortalidade de galinhas em algumas áreas devido às altas temperaturas.