A forte onda de calor que atinge o Brasil há mais de uma semana deve persistir pelo menos até a próxima segunda-feira (24), segundo atualização divulgada pelos meteorologistas da Climatempo. O fenômeno tem elevado os termômetros de 5 °C a 7 °C acima da média em diversas regiões do país, mantendo o calor extremo em dez estados e no Distrito Federal.
Estados mais afetados pela onda de calor
O mapa atualizado pela Climatempo aponta que a onda de calor segue intensa em áreas do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, além de cobrir todo o Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, parte de Goiás, faixa oeste da Bahia, regiões do Piauí e oeste de Pernambuco. O Distrito Federal também está entre as áreas afetadas.
Outras regiões também enfrentam temperaturas muito acima da média, incluindo uma pequena faixa no noroeste de Santa Catarina, sul do Paraná, sul e litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Ceará, Piauí, Tocantins, norte de Goiás, boa parte do Mato Grosso e sudeste de Rondônia.

Fonte: Climatempo Informações: Climatempo
Calor intenso com chuvas isoladas
Apesar do calor extremo, ainda há previsão de chuvas isoladas nos próximos dias. No entanto, essas pancadas serão espaçadas e terão pouco impacto na redução das temperaturas. Isso ocorre porque a intensa massa de ar quente inibe a formação de nuvens carregadas, mantendo o tempo seco e quente na maior parte das regiões atingidas.
Alívio pode chegar com o retorno das chuvas
Com pouco mais de um mês para o fim do verão, a Climatempo prevê um alívio gradativo a partir do dia 24, quando o período de chuvas deve retornar e amenizar as temperaturas mais extremas. No entanto, não se descarta a possibilidade de novos episódios de onda de calor até o fim da estação.
