Safra brasileira de soja apresenta nova projeção e aponta para 150 milhões de toneladas em 2022

por | jul 20, 2022

O levantamento feito pelas Safras e Mercados aponta que a safra brasileira de soja pode chegar a 150 milhões de toneladas em 2022.  O especialista de mercado, Vlamir Brandalizze considera essa expectativa possível diante do cenário brasileiro que apresenta um crescimento considerável de áreas de pastagens.

“Nós vamos crescer em área de pastagem degradada porque o pessoal está preparando renovação de áreas para receber soja. Quem tem cana geralmente renova com amendoim ou com cana de açucar. Este ano deve renovar mais com soja.”

Os conflitos que permanecem entre Rússia e Ucrânea, considerados os maiores compradores de amendoim do Brasil, tem impedido as negociações. O que leva o produtor a investir em outras culturas. E a soja tem apresentado bons resultados em vendas.

O especialista destaca que em 2022 já foram plantados pouco mais de 40 milhões de hectares de soja e foram colhidos 124 milhões de toneladas em volume.

Apesar dos problemas climáticos enfrentados no ano passado principalmente na região Sul, parte do Mato Grosso do Sul e em algumas áreas de São Paulo, levando a perdas de mais de 20 milhões de toneladas na safra brasileira do potencial produtivo, a nova safra apresenta um plantio considerável.

“Este novo plantio deve sair dos 40 milhões e ir para 42,5 milhões de hectares plantados. Se pensarmos em uma produtividade média nos últimos anos e caso o clima continue favorável a chance de atingir os 150 milhões de toneladas é muito grande.”

O produtor  tem aproveitado as oportunidades para investir no plantio de soja já que as cotações do mercado internacional estão acima da média histórica. Brandalizze ressalta que este crescimento em áreas e produtividade pode levar o Brasil a ser líder mundial nas exportações.