NOOA confirma ocorrência do La Niña em setembro

por | set 12, 2022 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

O NOOA – Administração Oceânica e Atmosférica – NOOA, dos EUA confirmou a ocorrência do fenômeno La Niña durante o mês de setembro acima de 90%. A confirmação traz destaque para o atraso das chuvas plantadeiras. A situação também confirma o volume de chuva para alguns regiões na segunda quinzena do mês.

A região Sudeste deve receber bons volumes de chuvas na metade do mês. As previsões são de boas chuvas até mesmo para o norte de Minas, que pode receber precipitações. A estimativa é que dentro de 20 dias as chuvas deverão ser melhores, favorecendo as lavouras de café, açúcar e o plantio da nova safra de soja, mas a regularização total das precipitações é esperada apenas em outubro.

Já para a região Sul, a previsão da Rural Clima, é de chuvas generalizadas também nesta segunda semana, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e sul do Mato Grosso do Sul.  As chuvas sobre o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul possibilitarão o início do plantio de soja, pois modelos sinalizam nas próximas semanas chuvas regulares na região. Apenas no sul do Rio Grande do Sul as precipitações serão mais irregulares.

No centro-oeste a previsão é que a chuva retorne gradativamente para a região, atingindo o norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Goiás, devendo se estender pelos próximos 15 dias, até o período próximo ao final do vazio sanitário da soja.

Leia também