A Fazenda Capoeira, em Areado, Sul de Minas Gerais, foi o palco da 9˚ Edição do Mulher do Agro, evento organizado pela produtora Marisa Contreiras que busca empoderar as mulheres produtoras de café.
“Esta é uma maneira de mostra que nós podemos empoderar a vida de tantas mulheres. Saber que nós podemos trazer todos os atores da cadeia pra que essa mulher tenha uma vida mais significativa no campo. Pra falar de temas relevantes como uma cafeicultura de propósito uma cafeicultura de intenção onde pessoas transformam pessoas,” ressalta.
De acordo com Gelma Franco, CEO e Founder IL Baristas Cafés, o evento cresceu muito. Gelma lembra que na primeira edição eram apenas 30 mulheres em um barracão e ver essa evolução é muito engrandecedor.

“Eu me sinto privilegiada e muito orgulhosa porque ajudei a começar lá atras este movimento quando eram apenas 30 mulheres em um galpão e hoje a gente vê mais de 600 mulheres produtoras de café que acordaram cedo, de madrugada e vieram porque perceberam a força do coletivo. A mulher produtora fazenda café especial não tem mais volta,” conclui.
Cooperativas, grandes marcas do segmento e muito network. Um evento que conecta diversos atores da cadeia do café para agregar valor na produção. Marisa ressalta que “é uma grande oportunidade de trazer as cooperativas, trazer as maiores companhias do agro e principalmente unir as produtoras que são as protagonistas deste evento.”
Quase mil mulheres estiveram reunidas para ouvir os painelistas do evento. A grande palestrante foi a ex jogadora de basquete, campeã olímpica, Hortência. Que dividiu histórias da vida profissional e pessoal e destacou a importância das escolhas para alcançar os objetivos.

O mais legal é que conforme eu vou contando um pouco da minha experiência você percebe essas mulheres super interessadas em aprender. A mulher quer sempre estar na frente, aprender mais pra poder se destacar mais.”
A jogadora também destaca que as mulheres hoje tem um papel fundamental no agro. Segundo a palestrante, elas têm estão abrindo portas para outras mulheres que virão.
O evento também abordou a Saúde. A escritora Lú Braga apresentou o seu livro que fala sobre a luta contra o câncer. Através do livro, Lú fomenta um grande movimento para que as mulheres do agronegócio não olhem apenas para a saúde da lavoura. “No ano passado lancei o Livro: O que o Câncer fez comigo, e entendi a necessidade de falar com as mulheres do agro. Levar a informação não só para as mulheres, mas para todas as cadeias do agro porque nós acreditamos que a prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer.”
