MST: Câmara deve abrir CPI para investigações nesta semana

por | abr 25, 2023 | Editoria Especial, Editoria Especial Destaque | 0 Comentários

Após vários pedidos a Câmara dos Deputados, o Presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL), anunciou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) será criada ainda nesta semana. A CPI visa investigar as invasões feitas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.

A casa começou a ser pressionada por vários parlamentares, após o aumento de invasões em propriedades agropecuárias desde fevereiro. O aumento das invasões vem sendo discutido pela Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA, que já contabiliza mais de 40 casos.

Desde março o grupo vem pedindo pelas investigações e um dos deputados chegou a protocolar o pedido de abertura da CPI. O intuito é investigar quem financia as invasões. Este requerimento teve 172 nomes, ultrapassando o número mínimo de 171 assinaturas exigidas. A CPI do MST, quando instalada, terá 27 titulares e 27 suplentes e prazo de até 120 dias para realizar o inquérito.

E as invasões do MST continuam em todo país. No último fim de semana três fazendas na Bahia foram invadidas. Propriedades nos municípios de Jaguaquara, Juazeiro e Guaratinga.

Leia também