Minas Gerais: Exportação do agronegócio alcança receita histórica em janeiro

por | fev 21, 2025

O agronegócio de Minas Gerais iniciou o ano de 2025 com resultados impressionantes. As exportações do setor alcançaram US$ 1,3 bilhão em janeiro, registrando um crescimento de 18,1% em relação ao mesmo mês de 2024. Esse desempenho fez com que os produtos agropecuários representassem 44% do total exportado pelo estado.

Embora o valor das exportações tenha avançado, o volume exportado apresentou uma queda de 29,5%, somando 684 mil toneladas. A explicação para essa diminuição está no aumento do preço médio das commodities, que subiu, em média, 68% em comparação com o ano anterior.

Segundo Manoela Teixeira, assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, esse resultado marca o melhor janeiro da história do estado em termos de receita. “O crescimento foi impulsionado pela valorização das commodities, especialmente do café, que continua sendo o grande destaque do setor”, explica Teixeira.

Café líder das Exportações

O café de Minas Gerais segue sendo o principal protagonista nas exportações agropecuárias. Responsável por 72% da receita do setor, o grão gerou US$ 971,8 milhões em janeiro, um aumento de 70% em relação ao mesmo período de 2024. O volume exportado também cresceu, totalizando 2,9 milhões de sacas – um incremento de 4% em relação ao ano anterior.

Além do café, outros produtos mineiros, como carnes, leite e grãos, têm se destacado nos mercados internacionais, com as exportações sendo enviadas para 142 países. Entre os destinos mais relevantes estão os Estados Unidos (13%), China (10,2%), Alemanha (10%), Bélgica (8,1%) e Itália (5,4%).