Milho: pesquisadores da Comigo destacam importância do manejo adequado

por | abr 11, 2024

Existe o manejo perfeito, quando pensamos na cultura do milho? Essa pergunta talvez ainda seja desafiadora. No entanto, se não temos uma receita para tal, temos apontamentos importantes em pesquisas sendo feitos sobre o tema.
E durante a Tecnoshow 2024, no Centro de Pesquisas da Cooperativa Comigo, os produtores têm a oportunidade de conhecerem de perto os estudos da pesquisadora Amanda Bueno.

Pesquisadora Amanda Bueno, explica sobre a importância do manejo adequado

Ela presentou um trabalho de pesquisa no estande, pontuando as características de cada deficiência nutricional na planta de milho. Diante da escala nutricional para a planta, entre nutrientes considerados macro e micro, cada um cumpre um papel de extrema importância, conforme explica a pesquisadora.

“O fato de um nutriente estar na escala micro, não significa que ele não seja importante, porque a falta de pelo menos um dos nutrientes atrapalha tanto o desenvolvimento, como a produtividade da cultura”, explica Amanda.

Pensando no contexto climático, a pesquisa reforça ainda mais a necessidade de um manejo atencioso e adequado para a cultura. Vale lembrarmos que nessa temporada, pela primeira vez após cinco anos, o Brasil está vendo uma área de milho menor e uma expectativa de muita insegurança em relação a safrinha.

Nos aquários apresentados pela pesquisadora, fica claro a necessidade desse manejo mais trabalhado, que pode ajudar a aliviar os possíveis estresses da planta.

“Estamos mostrando através dos aquários, como a ausência de um nutriente interfere no sistema radicular e na parte aérea. Cada nutriente vai causar um sintoma diferente na planta. O produtor consegue identificar em cada padrão exposto aqui, qual a necessidade. Isso auxilia na identificação lá no campo, quando o produtor conhece a característica de cada situação, ele consegue agir de formar mais eficiente, sem ter sua produtividade prejudicada”, ressalta Amanda.

No Centro de Pesquisa da Comigo, outras exposições também estão disponíveis, como as soluções de pastagens apresentadas por outros pesquisadores. O espaço trouxe as principais soluções em pastagens voltadas para a nutrição animal. Com destaque no uso do sorgo, que serve como volumoso proteico, que pode substituir o milho. Os pesquisadores trouxeram ainda, algumas dificuldades enfrentadas pelos produtores com essas soluções, como o Pulgão, que geralmente ataca as plantações de sorgo. Ao longo do dia, os métodos eficientes de combate a essa e outras pragas, foram apresentados tanto no estande, como também em palestras no auditório.