Março deve ter chuvas frequentes em várias regiões

por | mar 11, 2024 | Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

As previsões meteorológicas para o mês de março continuam indicando condições propícias para chuvas frequentes em toda a região central e norte do Brasil. Essas condições de chuva ao longo de março podem favorecer o desenvolvimento do milho safrinha, que foi plantado no mês de fevereiro.

Segundo Bruna Peron, meteorologista da Rural Clima, especialmente as áreas de Matopiba, Pará e Nordeste estão sujeitas a chuvas mais intensas e persistentes devido à zona de convergência intertropical, que deve trazer chuvas volumosas para a região. Já na região central, como Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás, espera-se chuvas frequentes, porém com volume menor do que em fevereiro, ficando ligeiramente abaixo da média. Apesar disso, as chuvas devem ocorrer de forma constante.

Na região Centro-Sul, março deve apresentar um pouco mais de chuva em comparação aos meses anteriores, com a ocorrência de frentes frias avançando pela região sul, totalizando um evento por semana.Além disso, este período será favorável para o milho, especialmente nas lavouras plantadas em meados de 20 de fevereiro, que entrarão em março em uma fase crucial de desenvolvimento. 

“A situação é semelhante no Sul, onde as chuvas podem ganhar um pouco mais de intensidade ao longo de abril. No Centro-Oeste, há um alerta: a expectativa é de uma redução nas chuvas até a primeira quinzena de abril, o que é preocupante para aqueles que plantaram a partir de 20 de fevereiro”, explicou Bruna Peron. 

Previsão para regiões cafeeiras 

As condições permanecem bastante favoráveis para algumas regiões de Minas Gerais ao longo do mês, propiciando a formação de corredores de umidade com chuvas frequentes e volumes menores em comparação com as últimas semanas. Essa situação é semelhante à observada nos cafezais do Espírito Santo e de Rondônia, onde também são registradas chuvas frequentes. Algumas áreas ainda podem receber um pouco mais de chuva, como o extremo norte de São Paulo.

Segundo Bruna Peron, o alerta é para os cafezais do Sul e Centro-Oeste, que devem enfrentar condições de menor pluviosidade, com tempo seco e temperaturas elevadas.

 

Leia também