Quedas de temperatura em maio; e o El Nino

por | abr 26, 2023 | Agropecuária Destaques, Clima, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

O mês de abril vai se encerrando com temperaturas em queda. Nas ultimas semanas uma massa de ar polar vinda da Argentina, chegou com fraca intensidade ao Brasil. Apesar de não ter ocorrido, o risco de geadas em Minas Gerais existiu. O agrometereologista da Faemg- Fundação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, Ruibram dos Reis, destaca a nova frente fria que chega nas semanas seguintes.

“Tínhamos esse risco de geadas, mas as temperaturas nas partes mais altas, variaram entre 4º e 5ºC. Agora, temos uma nova frente fria chegando hoje em Minas Gerais, só que ela está se formando no litoral do Rio Grande do Sul, então ela está chegando com fraca intensidade e a massar de ar polar que está vindo na retaguarda do sistema também está fraca. Então podemos esperar chuvas de hoje para amanhã para o Sul de Minas, região Oeste e chuvas na região Central, região cafeeira da Zona da Mata”.

Se tratando da previsão para o mês de maio, segundo ele os primeiros dias serão marcados por mais queda na temperatura e chuvas. “A temperatura deve ficar acima da média, entre 2ºC e 3ºC acima do normal para a época do ano”.

E o fenômeno El Nino, já é realidade. Ruibram destaca que ele começou com baixa intensidade, mas deve se intensificar. “Nos próximos meses podemos esperar um final de outono com temperaturas mais elevadas, poucas chuvas na região sudeste, as chuvas com mais intensidade vão acontecer no Sul do Brasil, com isso a probabilidade de ocorrência de geadas para nós é baixa. Não temos risco para a cafeicultura este ano. As chuvas devem começar muito tarde, podemos ter problemas somente na floração do café”.

Leia também