Maio começa com chuvas de granizo em regiões cafeeiras

por | maio 2, 2023 | Agropecuária Destaques, Previsão do tempo, Previsão do tempo Destaque | 0 Comentários

O mês de maio começou com chuvas de granizo em regiões cafeeiras de Minas Gerais, mais precisamente nas Matas de Minas. O agrometereologista Ruibram dos Reis destaca que a ocorrência de granizo não é comum nessa época do ano em Minas Gerais.

“Se trata de uma situação muito atípica. Normalmente chuvas de granizo ocorrem em Minas de forma isolada no final e setembro e principalmente no mês de outubro, quando temos as primeiras pancadas de chuvas acompanhadas de muitos raios. Para essa época do ano o normal é termos temperaturas baixas”. 

Segundo ele, uma frente fria que se formou no Sul do Brasil se deslocou ao longo do litoral da região sudeste, atua na Bahia e tem um centro de baixa pressão muito intenso, entre o litoral do Espirito Santo e do Rio de Janeiro. “Esse centro de baixa pressão está trazendo muita umidade do oceano Atlântico para o continente e devido a elevação das temperaturas no decorrer do dia, nós tivemos a formação de núcleos isolados de chuvas, chuvas acompanhadas de raios e com granizo”.

A ocorrência foi registrada nas regiões Oeste, Sul e Zona da Mata. A preocupação gira em torno da aproximação da temporada de colheita nessas regiões e sobre isso o agrometereologista destaca a atuação do fenômeno El Nino nas semanas seguintes.

“Nós estávamos nos últimos anos sob influência do fenômeno La Niña, que é muito bom para os cafeicultores significa chuvas durante vários dias seguidos, chuvas significativas para o estado. E houve uma mudança em março para a situação do El Nino, que significa temperaturas mais elevadas, então podemos esperar um final de outono com temperaturas acima da média e temporais”.

Ruibram destaca que o El Nino está muito associado as chuvas de forte intensidade e localizadas. Ele não descarta a possibilidade de novas chuvas de granizo nas regiões cafeeiras nas próximas semanas. “E com a chegada de novas frentes frias ao litoral, podemos ter ainda a ocorrência de granizo, porque não há nenhuma previsão de chegada de massa de ar polar para provocar queda da temperatura em Minas”.

Vale destacarmos que conforme previsão do Inmet, há chance de novas pancadas de chuva em áreas isoladas de cidades da Zona da Mata, Sul de Minas e região Oeste do estado.

Leia também