LEITE: setor registra queda nos custos de produção

por | maio 16, 2023

O último boletim da Embrapa Cileite apontou queda nos custos de produção do leite. A queda de 14% em abril, segundo a instituição, está diretamente ligado ao custo da ração.  No primeiro quadrimestre deste ano, o setor fechou com uma ligeira deflação de -0,1%. Mas, numa comparação de doze meses a deflação foi forte e atingiu -5,3%.

Custo da Ração impactou a deflação de custos em abril

O custo do grupo Concentrado registrou expressiva queda de -4,3%, puxado pela queda do custo de aquisição de ração para vaca, fubá e farelos de soja e algodão. Dado o alto peso relativo deste grupo na estrutura do custo de produção, o impacto final foi de retração no custo de aquisição de produtos e serviços nas propriedades leiteiras.
Em menor volume também ocorreu queda no grupo Minerais, de -0,6% e Energia e combustível, de -0,1%, dada a queda do preço da gasolina e óleo diesel nos postos, que tinha registrado majoração no mês anterior. Em sentido contrário, o grupo Qualidade do leite registrou elevação de custos expressivos (3,4%), mas insuficiente para impactar os custos, pois o seu peso relativo é restrito no cálculo do ICPLeite/Embrapa. Também os grupos Sanidade e reprodução e volumosos tiveram elevações de custos de -0,8% e -0,6% respectivamente. Embora de menor variação, o grupo Mão de obra também registrou variação positiva, de 0,4% no mês.