LEITE: setor registra queda expressiva nos custos de produção em novembro

por | dez 13, 2022

Na cadeia leiteira, o último boletim da Embrapa Cileite, apontou queda expressiva nos custos de produção do leite no mês de novembro. Segundo a Embrapa Cileite, o ICPLeite teve uma variação negativa de 1,7%. Ainda segundo o boletim a ração concentrada foi o principal item responsável pela queda. Os preços dos insumos cresceram até abril deste ano, em parte pela incerteza da guerra entre Rússia e Ucrânia. Entre os de meses de maio a novembro o índice acumulou uma variação de    (-5,02%). No entanto, a inflação de custos no início do ano, alterou o acumulado de janeiro a novembro, que ficou positivo em 1,3%.

De acordo com a Embrapa em comparação com novembro do ano passado, o acumulado desses custos ficou em 1,7%. O cenário tem confirmado a tendência formada nos últimos seis meses, de uma nova e expressiva queda no custo de produção de leite. Já para o mês de dezembro, o custo de produção poderá ser próximo aos praticados em janeiro de 2022, acumulando uma restrita inflação. Se confirmado, será um cenário não usual para o comportamento dos custos de produção de leite.

Preço da ração fez a diferença

No mês de novembro o grupo Concentrado apresentou variação de -4,5%, em função da queda do preço de ração no mercado, num momento em que as chuvas começam a ser abundantes na maior parte do Brasil, reduzindo a demanda por este insumo. O grupo Volumosos teve variação de -0,1%, resultante da retração dos preços de adubos e defensivos no mês analisado. Dois grupos apresentaram preços em elevação. Os preços do grupo Qualidade do Leite cresceram 1,2 e Energia e combustíveis 0,7%. Três outros grupos de custos de produção que compõem o ICPLeite/Embrapa não registraram variação de preços. São eles: Mão de obra, Minerais, Sanidade e reprodução.