LEITE: Preço em queda novamente e importações em alta

por | jul 26, 2023

As importações de leite aumentaram 1,6% em junho, no comparativo com o mês de maio e chegaram a 212,1 milhões de litros de leite, segundo levantamento da Secex. Em comparação com o mesmo período do ano passado, as importações já aumentaram 148%. No primeiro semestre de 2023, as importações somaram mais de 1,09 bilhão de litros em equivalente leite, quase três vezes acima do volume registrado no mesmo período do ano passado.

Já em relação ao preço tivemos novas quedas. O preço médio do leite cru ficou em R$2,72 o litro na média nacional, valor que representa a primeira queda desde dezembro de 2022. A redução de 6,2% em comparação com o mês de abril preocupa. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda é de 2,2%.

A tendência observada é que esse movimento de queda continue, já que pesquisas do Cepea, ainda em andamento, indicam uma redução de aproximadamente 5% no preço do leite captado em junho.

Consequentemente, os preços pagos aos produtores tendem a se estabelecer em patamares inferiores aos observados no mesmo período do ano passado.

Em junho, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira apresentou um recuo de 1,67% em relação ao mês de maio, considerando a “média Brasil” e incluindo os estados de BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS. Essa queda foi impulsionada pelas desvalorizações dos concentrados, adubos e corretivos utilizados na atividade leiteira.