LEITE: Alta nas importações e queda no custo de produção

por | abr 25, 2023 | Agropecuária Destaques, Leite, Mercado, Mercado Destaque | 0 Comentários

Na média nacional o novo boletim do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea, apontou alta no preço do leite cru captado por laticínios em fevereiro. Segundo o boletim esse aumento foi de 1,6% em comparação com o mês de janeiro. Ainda segundo o boletim, em comparação com o ano passado o número representa alta de 16,9%.

O Cepea acredita que o movimento de alta deva continuar em março, e o principal fator para tal, tem sido a oferta enxuta no campo. Os resultados desse primeiro trimestre apontam a perda de potencial produtivo no ano passado, incluindo situações adversas como o clima. Na média nacional, a captação recuou 1,8% do mês de janeiro a fevereiro.

Outro destaque do boletim foram as importações que continuam subindo e tiveram uma alta de 36,4% no mês março e somaram 209,5 milhões de litros de leite, o que configurou o segundo maior volume da série histórica.

No total do 1° trimestre de 2023, as importações somaram quase 523 milhões de litros em equivalente leite, quantidade três vezes maior que a adquirida no mesmo período de 2022.

Custos de produção de leite em queda

O Boletim também apontou uma queda nos custos de produção em março. O Custo Operacional Efetico – COE da pecuária de leite no Brasil, teve uma queda de 0,67% na média nacional que considera os seguintes estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A baixa é justificada por reduções nos preços de importantes insumos utilizados pelos produtores, como a dieta, medicamentos, operações mecânicas e adubação.

Leia também