Junho deve ter clima ameno e risco controlado de geada no café

por | maio 30, 2025

O mês de junho chega com expectativas climáticas importantes para os produtores de café, especialmente nas regiões do Paraná (PR), São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Bahia (BA). Segundo a agrometeorologista Bruna Peron, da Rural Clima, a primeira quinzena do mês será marcada por chuvas eventuais e temperaturas amenas, o que ajuda a manter o risco climático sob controle.

Chuvas e temperaturas amenas no início do mês

Para áreas cafeeiras no PR, sul e norte de SP, sul de MG e sul da BA, há previsão de chuvas pontuais até meados de junho. “Com isso, as temperaturas se mantêm amenas em praticamente todas essas regiões”, afirma Bruna. Esse cenário favorece a estabilidade no desenvolvimento das lavouras, reduzindo estresses térmicos.

Episódio de frio a partir de 10 de junho

A especialista também alerta para a possibilidade de um novo episódio de frio a partir do dia 10/06, embora, por ora, não haja indicativo de intensidade comparável ao registrado no fim de maio. “É importante acompanhar as próximas rodadas de previsão, pois a situação pode mudar”, ressalta.

Risco de geada segue monitorado

Questionada sobre o risco de geadas, Bruna explica que, devido à frequente entrada de ar polar, o risco se mantém, mas é considerado baixo para MG e SP. Já no PR e sul de SP, o risco é “ligeiramente maior”, mas ainda não alarmante. “Nas demais regiões cafeeiras, o risco é muito baixo neste momento.”

Oferta maior e clima mantêm pressão sobre os preços do café

Situação nas demais regiões produtoras

  • Em Rondônia (RO), o início de junho ainda pode registrar chuvas isoladas, mas o tempo seco começa a prevalecer, como é típico da estação.

  • Entre o leste de MG e o sul da BA, as chuvas recorrentes devem continuar, impulsionadas pela atuação de frentes frias na costa sudeste.

  • No interior de SP e no Triângulo Mineiro, a previsão é de chuvas isoladas e irregulares ao longo do mês.

Amplitude térmica deve marcar o mês

Ainda segundo a agrometeorologista, não há expectativa para temperaturas acima da média ou frio extremo neste início de junho. No entanto, o que deve predominar é a alta amplitude térmica, com madrugadas frias (em torno de 15°C a 17°C) e tardes mais quentes, podendo ultrapassar os 28°C.